O prefeito de Poconé (104 quilômetros de Cuiabá), Tatá Amaral, voltou a proibir eventos na cidade e a decretar toque de recolher para tentar conter o aumento nos casos de Covid-19 que a cidade vem enfrentando. De domingo (26) para segunda-feira (27), o número de possíveis casos da doença subiram 500%.
No domingo, apenas 20 pessoas estavam com suspeita de Covid-19, aguardando pelo resultado do exame. Na segunda-feira (27), este número subiu para 120, representando um aumento de 50%.
Além disto, somente neste mesmo intervalo, 51 pessoas tiveram confirmadas a infecção pela Covid-19. O número é considerado bastante expressivo para a cidade, que tem uma população estimada de 33,3 mil pessoas.
Nos últimos sete dias (de 20 a 27 de dezembro), foram 226 casos confirmados da Covid-19 na cidade. Somando-se a isto, o estado também enfrenta uma onda de gripe, que vem lotando Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de várias cidades. Inclusive, os sintomas podem ser bastante parecidos no início.
Levando em conta toda esta questão, o prefeito assinou um novo decreto impondo medidas restritivas para conter o avanço da pandemia.
Dentre elas estão o retorno da equipe de fiscalização, toque de recolher às 00h00 às 05h00 (meia noite às cinco da manhã), suspensão de alvarás emitidos e proibição de realização de eventos, limitação de participantes de confraternizações familiares, proibição de público em eventos esportivos, proibição de som automotivo em locais públicos, dentre outros.
Veja a íntegra do decreto:
DECRETO Nº 167 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2021
“DISPÕE SOBRE MEDIDAS EMERGENCIAIS E TEMPORÁRIAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM TODO O TERRITÓRIO MUNICIPAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
O PREFEITO MUNICIPAL DE POCONÉ, Estado de Mato Grosso, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 45, inciso IV da Lei Orgânica do Município,
CONSIDERANDO o Decreto Estadual n. 1.134 de 01 de outubro de 2021;
CONSIDERANDO o último Boletim do Coronavírus – Covid-19 da Secretária Municipal de Saúde;
0 Comentários